educação na modernidade
Nome: Claudinei da Silva Machado RA: 1161608 Turma: DGEF1401TGTR
Parecer do Tutor:
Educação na modernidade
A educação na modernidade passa a ocupar o papel de primeira importância na sociedade, que é o de formar o cidadão crítico e consciente do papel que ocupa na mesma. Dessa forma um dos objetivos da escola na modernidade é promover a emancipação desse sujeito, no intuito de torná-lo ativo e atuante.
Outra marca relevante desse período diz respeito ao aspecto social, em detrimento ao individual, onde a educação tem como característica o controle, visando à formação do sujeito de acordo com normas vigentes, dessa forma a educação estatal passa a conviver com a criticidade desse sujeito.
A escola, que antes tinha a Matemática e a lógica como materiais principais no ensino passa a lecionar, História e Geografia, favorecendo dessa forma maior conscientização do sujeito.
Outra mudança significativa no campo pedagógico ocorreu com a introdução do modelo racional galileano, substituindo a visão estética pela científica a partir dos avanços científicos.
É importante ressaltar que a educação moderna apresenta ambiguidade, pois essa pedagogia tenta formar cidadãos compatíveis com os projetos do Estado, demonstrando assim certo conformismo, mas por outro lado, o ideal de escola enquanto instituição educacional busca promover uma formação consciente e crítica. Dessa maneira, estamos diante de uma contradição, pois essa intenção de desenvolver talentos do sujeito singular se opõe aos ideais de educação para o estado.
Diante de tais dilemas vemos que as principais questões levantadas pela modernidade no âmbito educacional, giravam em torno de modelos e programas que melhor se adequassem aos desafios da época, que se sustentavam no ideal de estado em oposição ao sujeito critico e consciente de seus desejos e reais necessidades.