Pedagogia Hospitalar
Introdução----------------------------------------------------------------------------------2
Histórico da Instituição-----------------------------------------------------------------3
Entrevista-----------------------------------------------------------------------------------4
Considerações finais-------------------------------------------------------------------6
Referências--------------------------------------------------------------------------------7
Introdução
Parte teórica
No período da segunda guerra mundial houve um grande número de crianças mutiladas e sem atendimento escolar, então um grupo de médicos deu atendimento a essas crianças. Assim a pedagogia hospitalar começou a partir da década de 90, os órgãos públicos sentiram a necessidade de inserir o serviço do pedagogo no hospital.
O papel do pedagogo no ambiente hospitalar é uma modalidade nova e não reconhecida por todos. Este oferece a oportunidade do paciente continuar seus estudos sem se prejudicar na escola regular. As atividades pedagógicas que são oferecidas ajudam o paciente a se recuperar e dão suporte aos pais.
A educação no hospital tem um atendimento personalizado ao educando, na qual se trabalha uma proposta pedagógica com as necessidades, estabelecendo critérios e respeitando a patologia do paciente. São necessárias também atividades criativas, pois a criança se afasta das atividades normais como as brincadeiras e o convívio com os amigos.
O espaço hospitalar necessita do trabalho do pedagogo, pois crianças e adolescentes hospitalizados normalmente perdem o ano letivo, cabe a esse profissional mudar essa realidade.
Histórico da Instituição
Projetada para ser a capital do estado, Belo Horizonte foi inaugurada em 1897.No ano seguinte ,um grupo de personalidades da capital mineira percebendo a carência de assistência medica aos mesmos favorecidos,principalmente indigentes,formaram a associação humanitária da cidade