Pedagogia: fundamentos e metodologia do ensino das artes: planos de ensino
Por outro lado, a arte oriental, evoluiu enormemente com o tempo, da cultura do país original Jomon para sua cultura híbrida contemporânea, que combina influências da Ásia, Europa e América do Norte.
O Japão moderno é um dos maiores exportadores do mundo de cultura popular. Os desenhos animados (anime), Histórias em quadrinhos (mangá), filmes, a cultura pop japonesa- Japop, literatura e música (J-pop) japoneses conquistaram popularidade em todo o mundo, e especialmente nos outros países asiáticos.
Ambas são semelhantes em relação às cores utilizadas, pois trabalham com as cores quentes, fortes e primárias, elas também transmitem beleza.
As diferenças estão presentes na quantidade de pessoas; na arte oriental há a presença de apenas uma mulher, trajada tipicamente com requinte, e está segurando um galho de uma planta e parece pousar para um artista desenhá-la; já na imagem da arte africana há a presença de três africanas, também vestidas tipicamente, acessórios, brincos, pulseiras, colares, as roupas são coloridas e geometricamente desenhadas, em suas cabeças há um peça de enfeite, que provavelmente retrata o costume do lugar; elas dançam, fazem movimentos convidativos, como o titulo sugere, elas devem estar celebrando algo.
A arte oriental nos trouxe à lembrança a personagem atual de Maurício de Souza, a Mônica, atualmente em versão adolescente, de histórias em quadrinhos (mangá).
Já a arte africana nos remeteu à infância, à época, em que pela primeira vez, foi nos mostrado a cultura africana através de um