didática e metodologia
O curso de pedagogia estruturou-se no Brasil em 1939. Desde o primeiro Decreto-lei que regulamentou seu funcionamento e estrutura. A partir de então muitas mudanças ocorreram em sua natureza, currículo e funções. Por volta dos anos de 1980 foi iniciada uma pedagogia com ponto de vista legal e institucional, numa perspectiva crítica. Afirma o (MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO – MEC, 2009).
De acordo com Mialaret (1991), a pedagogia idealiza a educação e analisa sua existência e organização, a mesma está diretamente relacionada com a prática educativa.
Como lembra Kowarzik (1988), a pedagogia é a ciência da educação, portanto, é a teoria e a prática da educação. Investiga teoricamente o fenômeno educativo, formula orientações para a prática a partir da própria ação prática e propõe princípios e normas relacionados aos fins e meios da educação.
Segundo Piletti (1986), a Pedagogia se divide em disciplinas filosóficas, científicas e técnicas. As filosóficas envolvem: história da educação, filosofia da educação, educação comparada e política educacional. As científicas envolvem: biologia educacional, psicologia educacional e sociologia educacional. As técnicas envolvem: administração escolar, higiene escolar, organização escolar e didática geral e especial.
Como lembra Piletti (1986), a didática geral se preocupa com o como ensinar, com os métodos e técnicas, porém os mesmos em algumas circunstâncias estão na teoria, tornando-se necessário para aplicá-los na prática, refletir sobre seu fundamento, sobre as razões do seu emprego e sobre os fatores que intervêm em sua aplicação. Para que os educadores não se tornem escravos dos métodos e técnicas é necessário refletir primeiramente sobre a educação.
Aguayo (1932), citado por Piletti (1986), defende que a didática pode ser definida como: A técnica de estimular, dirigir e encaminhar, no decurso da aprendizagem, a formação do homem.
Segundo Piletti (1986), tanto a Didática como a Metodologia estudam os