Aula de didática e metodologia
DIDÁTICA E
METODOLOGIA DO
ENSINO SUPERIOR
PROF. CEZAR SENA
MESTRE EM EDUCAÇÃO: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO / PUC/SP, ESPECIALISTA EM
GESTÃO DA ESCOLA – USP, PSICOPEDAGOGO INSTITUCIONAL E CLÍNICO,
ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO INFANTIL – PEDAGOGO
REFLEXÃO
POR QUÊ AS CRIANÇAS
NÃO APRENDEM?
COMO AS CRIANÇAS
APRENDEM?
CONCEITUANDO DIDÁTICA
Grécia Antiga – enquanto adjetivo = ação de ensinar.
"Arte e técnica de orientar a aprendizagem, a didática (do grego didaktike [tékhne], "[arte] de instruir, de ensinar"), divide-se em duas partes:
DIDÁTICA: é uma ciência cujo objetivo fundamental é ocupar-se das estratégias de ensino, das questões práticas relativas à metodologia e das estratégias de aprendizagem. Sua busca de cientificidade se apoia em posturas filosóficas como o funcionalismo, o positivismo, assim como no formalismo e o idealismo.
Sintetizando, poderíamos dizer que ela funciona como o elemento transformador da teoria na prática. (LUSTOSA, 2012)
TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS NO
BRASIL E A DIDÁTICA
Nos últimos anos, no Brasil, vêm sendo realizados muitos estudos sobre a história da didática e suas lutas, classificando as tendências pedagógicas em duas grandes correntes: as de cunho liberal e as de cunho progressivista. Estas duas correntes têm grandes diferenças entre si. (LUSTOSA, 2012)
A
tradicional vê a didática como uma disciplina normativa, com regras e procedimentos padrões, centrando a atividade de ensinar no professor e usando a palavra (transmissão oral) como principal recurso pedagógico. (LUSTOSA, 2012)
APRESENTAÇÃO DO SLIDE GRUPO
ESCOLAR...RECORDAR É VIVER....
Já
a didática de cunho progressivista é entendida como direção da aprendizagem, o aluno é o sujeito deste processo e o professor deve oferecer condições propícias para estimular o interesse dos alunos por esta razão os adeptos desta tendência dizem que o professor não ensina; antes, ajuda o aluno a prender.