Didática e Metodologia do ensino
Claudia Arnecke
Silvana Bernadete Scarpatto
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Licenciatura em Letras (LED0105) – Didática e Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura
07/07/2012
RESUMO
A Didática nos é apresentada como uma disciplina independente apesar de andar ao lado da Pedagogia do Ensino, pois juntas trabalham para um bem maior que é o aperfeiçoamento e alimento de conteúdos educacionais e disciplinares; assim permitindo o amadurecimento e maior envolvimento de nossos alunos e toda a sociedade na construção de um futuro melhor para todos.
Palavras-chave: Didática. Prática de ensino. Metodologia do ensino.
1. INTRODUÇÃO / CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA
Conforme o professor Fábio P. Ramos (2011), podemos conceituar Didática como: “a arte e a técnica de ensinar, de dirigir e orientar a aprendizagem, envolvendo com estas o estudo das técnicas de ensino”. Na opinião de Comenius (2006), qualquer princípio básico ao ser ensinado deve ser aplicado de forma prática, direta e com clareza; em seu tempo devido e em hipótese alguma se deve abandonar um assunto sem que haja plena certeza de sua compreensão total; com intuito de darmos prosseguimento no aprendizado e amadurecimento intelectual do educando.
1.1 EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA DIDÁTICA
Desde a Antiguidade clássica até meados do século XIX não houveram mudanças que pudessem ser consideradas como expressivas no processo de aperfeiçoamento da educação. Pois, mediante registros históricos o processo se traduzia como sinônimo de memorização e repetição pelos alunos de maneira totalmente passiva. O desenvolvimento do senso crítico e racional era reservado para poucos; filhos de autoridades políticas e que eram encaminhados também para cumprirem sua instrução e conhecimento para posteriormente ocuparem os respectivos cargos de sues pais e/ou “padrinhos” com a determinação de manterem o poder dos Estados na mão de poucos.