PEDAGOGIA EM AÇÃO
Descreve as principais características da economia brasileira ate pelo menos 1930. Essas características permitem que se defina a economia de então como uma economia agroexportadora e um modelo de desenvolvimento voltado para fora.
13.1 Os ciclos e a economia agroexportadora
De 1500 a 1930, a economia brasileira dependeu quase que exclusivamente do bom desempenho de suas exportações, as quais, durante todo o período restringiram-se a algumas poucas commodities agrícolas. Esse fato caracterizava o Brasil como uma economia agroexportadora.
A partir dos produtos aqui produzidos (café, açúcar,algodão, borracha) destinados ao mercado internacional, definiram os chamados ciclos da economia brasileira: - Ciclo do açúcar - Ciclo do ouro - Ciclo do café O bom desempenho da economia brasileira dependia, nesse contexto, das condições do mercado internacional dos produtos exportados, sendo a variável-chave, o preço internacional do café. A falta de controle das variáveis- chaves da economia explica, em parte, a elevada vulnerabilidade de uma economia agroexportadora.
13.2 Modelo de desenvolvimento voltado para fora
Por esse modelo, o desenvolvimento desses países caracterizava-se por possuir alto peso relativo do setor externo na estrutura econômica, mas o principal problema era o descompasso entre a base produtiva e a estrutura de consumo desses pais.
13.3 Oscilações de preços na economia cafeeira
Entre 1851 e 1908, no longo prazo, houve importantes oscilações no preço do café. Há três ciclos de preços completos (ascensão e queda ) nesse período.
Essas oscilações devem por um lado, às condições de demanda, ou seja, aos ciclos da economia mundial que se refletem na demanda por café. Por outro lado, existem as condições de oferta, com a incidência de geadas e pragas reduzindo a oferta, e o investimento em novos cafezais aumentando-as.
Outro aspecto importante a respeito do comportamento dos preços das commodities