A ação pedagógica aliada a teoria da pedagogia
2014
A AÇÃO PEDAGÓGICA ALIADA A TEORIA DA PEDAGOGIA
"De tudo, ficaram três coisas: A certeza de que estamos sempre começando... A certeza de que precisamos continuar... A certeza de que seremos interrompidos antes de terminar... Portanto devemos: Fazer da interrupção, um caminho novo... Da queda, um passo de dança... Do medo, uma escada... Do sonho, uma ponte... Da procura, um encontro..."Fernando Sabino
A Pedagogia e a ação do pedagogo são elementos indissociáveis para a promoção da educabilidade. Neste sentido, o pedagogo adquiri um papel essencial no contexto escolar. Ele é responsável por ampliar o campo de análise de questões inerentes ao âmbito educacional e a efetivação do ensino-aprendizagem. A partir de seu posicionamento e suas concepções do fazer pedagógico, torna-se um provocador de ações positivas e coerentes à proposta de ensino de sua instituição. Entretanto, também, poderá provocar o comodismo por não se apresentar como um mediador e acreditador da educação.
Sabe-se que o cotidiano de um pedagogo preocupado com o desenvolvimento dos alunos de sua escola, é árduo e exige uma postura critico-reflexiva das ações desenvolvidas em seu trabalho e no de seus professores. Enfrentar os desafios em seu fazer pedagógico, requer habilidades de análise e de reflexão, constantes, permeadas por uma teoria pedagógica coerente, que possibilite desvendar “caminhos” reais para sanar as dificuldades apresentadas. Neste contexto, o pedagogo tem uma base teórica consistente que é a ciência da Pedagogia, pois ela referenda os conhecimentos da educação e do ato educacional visando promover a formação do sujeito pessoal e social.
Reafirmando a proposta da Pedagogia, cita-se Libâneo (2001, p. 10) que revela:
A Pedagogia, mediante conhecimentos científicos, filosóficos e técnicos profissionais, investiga a