Pedagogia Diretiva e seu pressuposto Epistemológico
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS E AGRÁRIAS DE ITAPEVA
PEDAGOGIA DIRETIVA E SEU PRESSUPOSTO EPISTEMOLÓGICO
Tamara Santos Almeida RA 20481
Profª Esp. Delcy Lacerda de Oliveira.
Abril – 2013
Origem do termo
O empirismo afirma que a razão com princípios, seus procedimentos e suas ideias, é adquirida por nós através da experiência, conhecimento empírico, isto é, conhecimento adquirido por meio da experiência.
As ideias básicas
O empirismo é uma teoria filosófica que defende o conhecimento da razão, da verdade e das ideias racionais através da experiência. De acordo com os defensores do empirismo, “a experiência escreve e guarda em nosso espírito as ideias e a razão irá associá-las, combiná-las ou separá-las, formando todos os nossos pensamentos”. E antes da experiência, dizem eles, nosso razão é como uma folha em branco, aonde nada foi gravada, ate que a experiência venha descrever na folha e gravar.
Os principais representantes
Os mais famosos e conhecidos são os falsos ingleses chamados de empiristas ingleses: Francis Bacon, John Locke, George Berkeley e David.
John Locke é considerado o principal. Com sua corrente, a Tabula Rosa, mas que através de tentativas e erros aprendem e conquistam experiência. Sua corrente originou Behaviorismo que busca entendimento dos processos mentais internos do homem.
Outros Filósofos estão associados: Aristóteles Tomas de Aquino, Thomas Hobbes, Hohn Stuart Mill.
Destes Francis Bacon e Thomas Hobbes conseguiram influenciar uma geração de filósofos do Reino Unido com o empirismo no sec. XVII.
Os problemas do empirismo
O empirismo se defronta com um problema insolúvel. Se a ciência são apenas hábitos