Pedagogia diretiva,não diretiva e relacional
-Conceitos básicos: O professor é a autoridade máxima na sala de aula, é dele a palavra, e o aluno acaba se tornando um objeto do professor.
-Posicionamento do autor (avaliação): O autor relata que o ensino da pedagogia diretiva no seu pensamento acontece porque o professor acredita que o conhecimento pode ser transmitido para o aluno, pois ele considera o mesmo como uma tabula rasa, uma folha de papel em branco diante a cada novo aprendizado e com isso velhas perguntas serão respondidas com velhas respostas.
-Explicando a relação sujeito / conhecimento: Sendo o sujeito aluno, o conhecimento é transmitido a ele sem direito a questionamentos, somente o professor fala e o aluno escuta até conseguir decorar o que foi passado.
Sendo o sujeito professor, não se aprende nada de novo o conhecimento adquirido permanece o mesmo.
-Explicando a relação professor / aluno: O professor representante do meio social determina o aluno que é tabula rasa a cada novo conteúdo. Nessa relação, o ensino e a aprendizagem são polos diferentes, o professor jamais aprenderá com aluno e o aluno jamais ensinará o professor.
2) Pedagogia não diretiva
-Conceitos básicos: O professor não diretivo acredita que o aluno aprende por si mesmo. O professor se torna um auxiliador da aprendizagem despertando o conhecimento que já existe no aluno.
-Posicionamento do autor / avaliação: O autor relata que a pedagogia não diretiva pode não surtir o mesmo efeito em todos os alunos, já que em uma criança marginalizada, entregue a si mesma em uma sala de aula irá produzir bem menos que a outra criança de classe média ou alta.
-Explicando a relação sujeito / conhecimento: O sujeito sendo aluno, dependendo da sua classe social os resultados serão diferentes já que a pedagogia não diretiva acredita que o ser humano nasce com o conhecimento já programado na sua genética, com isso os alunos de classe baixa sem nenhuma estrutura familiar não teria nenhum conhecimento programado que