Marketing
Administração de empresas – Turma 2123
Audácia Uma alternativa para o século 21
PORTO ALEGRE 2011
FAPA Faculdade Porto-Alegrense
Administração de empresas – Turma 2123
Audácia Uma alternativa para o século 21
Alunos:
Trabalho apresentado para avaliação na disciplina de Sociologia nas organizações, do curso de Administração de empresas, turno noite, da Universidade FAPA Faculdade Porto-Alegrense ministrado pelo professor Paulo Herbert Curtinaz da Silva.
PORTO ALEGRE 2011
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
1 O COMPROMISSO FORDISTA 5
1.1 O QUE É UM MODELO DE DESENVOLVIMENTO 6
1.2 O FORDISMO 6
1.3 A HEGEMONIA AMERICANA 9
1.4 A VISÃO FORDISTA DE MUNDO 9
CONCLUSÃO 12
INTRODUÇÃO
1. O compromisso fordista
Para compreender a crise atual, é preciso compreender a lógica dominante do pós- guerra. Mas o mais significativo é que o movimento operário seus partidos e sindicatos parecem ainda hoje considerá-lo como Idade do Ouro concluída. Prova de que o modelo de desenvolvimento que estruturou esse período era bastante “hegemônico”, que inspirava uma visão de mundo aceita da direita à esquerda.
Devemos, pois no mínimo distinguir entre o modelo de desenvolvimento, tal como se realiza no Estados nacionais (capitalistas desenvolvidos), e a “configuração internacional” que sustenta a possibilidade desses compromissos nacionais, ao mesmo tempo que lhes reflete o êxito em um número limitado de países.
1.1 O que é um modelo de desenvolvimento?
Um modelo de desenvolvimento pode ser analisado sob três aspectos:
UM MODELO DE ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO: Trata-se dos princípios gerais que governam a organização do trabalho e a evolução do período de poder. Englobam as formas de organização de trabalho no interior e as suas formas de divisão entre as empresas. Setores inteiros ou regiões são modelos mais avançados, que inspiram a evolução de outros.
UM REGIME DE ACUMULAÇÃO: São a lógica e as leis macro-econômicas que