Pdcv
Participante Participou deste estudo uma criança de 5 anos de idade, do sexo feminino, filha mais nova entre 4 irmãos, de uma família estruturada. Esta criança será chamada de S.P. Ao longo do trabalho.
Situação da Observação S.P. Foi observada na igreja, momentos antes da celebração brincando com um de seus irmãos, ao entardecer. Três observadores realizaram o trabalho de observação. O local onde foi realizada a observação, assim como as posições de cada elemento, estão representadas no esquema abaixo:
Dados da Observação S.P. Subiu a escada posicionando primeiramente seu pé direito, dobrou a mesma e sentou-se sobre ela mantendo um movimento constante com sua perna esquerda. Iniciou um jogo de cartas com um de seus irmãos, S.P. Mantinha as cartas em sua mão esquerda e manuseava-as com sua mão direita, a qual também usava para gesticular durante a partida. Comunicava-se com seu irmão, movimentava o corpo com frequência, nunca mantendo uma mesma posição por um longo período de tempo. Após o término do jogo S.P. Desce a escada sempre inicialmente com seu pé direito e com o auxílio do corrimão. Chama carinhosamente por sua mãe mantendo um contato físico, lhe pede para leva-la a sorveteria após a celebração, porém sua mãe desvia o assunto. S.P. dirigi-se até o bebedouro, pediu ajuda a um de seus irmãos para pegar um copo, o qual não conseguiu fazer sozinha, com o copo em mãos utilizou a mão esquerda para consolidar o ato de beber água. S.P. então começa a saltitar e rodopiar pela recepção, e ao mesmo tempo cantando canções infantis, comunicava-se com diversas pessoas e tenta chamar a atenção de sua mãe. S.P. segue até o salão principal em direção a seu irmão, abraçando-o pelas costas tentando ergue-lo, porém não obtém sucesso. Em seguida ele a levanta e recebe um elogio dela. Ainda no salão principal S.P. corre entre as fileiras de cadeiras, até