Pdcv
5. PUBERDADE E ADOLESCÊNCIA (12 A 18 ANOS)
5.1 Desenvolvimento físico e motor
A puberdade o adolescência é considerada o momento crucial do desenvolvimento do indivíduo, pois marca não apenas a aquisição da imagem corporal definitiva, como também a estruturação final da personalidade (Osório, 1992). A puberdade ( do latim pubertate – sinal pelos, barba, penugem) caracteriza-se pelas modificações biológicas dessa faixa etária e a adolescência (do latim adolescere - crescer), pelas transformações psicossociais que a acompanham (Osório, 1992).
A puberdade inicia com o aparecimento dos pelos do corpo da criança – axilas, região pubiana – em função da ação hormonal (desenvolvimento das gônadas – testículos nos meninos e ovários nas meninas), que desencadeia o processo puberal, com dois eventos marcantes por volta dos doze aos quinze anos: a menarca, ou primeira menstruação, na menina e a primeira ejaculação ou emissão de esperma no menino (espemarca).
A puberdade estaria concluída com o crescimento físico por volta dos dezoito anos.
O início e o término da adolescência dependem do ambiente sociocultural do indivíduo. O início é definido por alguns aspectos, como a perda do corpo infantil e a aquisição do corpo adulto; independência simbiótica dos pais; estabelecimento de escala de valores; identificação no grupo de iguais; conflitos com a geração precedente na busca de separação – individuação.
De acordo com Osório (1992), o término ocorre por volvta dos 25 anos (variando de acordo com as condições socioeconômicas da família) e pode ser identificado pelos seguintes aspectos: * estabelecimento de uma identidade sexual e possibilidade de estabelecer relações afetivas estáveis; * capacidade de assumir compromissos profissionais e manter-se (independência econômica); * aquisição de um sistema de valores