Pdcv
O tema abordado nesse trabalho leva em consideração os modelos pedagógicos e epistemológicos que são as abordagens tradicionais, comportamentalista e humanista, relacionando ambos os modelos com o livro de Rubem Alves “Pinóquio as Avessas”.
No livro encontramos imensas criticas a abordagem tradicional que não considera as características próprias de cada aluno e leva em consideração apenas o professor no centro e o aluno como um objeto.
Nosso objetivo é mostrar como a abordagem diretiva inibe a criatividade e espontaneidade do aluno. Sendo assim o aluno não terá espaço para questionamentos ou pensamento próprio ele será apenas um recipiente onde o professor depositará somente seu conhecimento e não haverá uma troca produtiva.
Contudo, iremos mostrar no decorrer do trabalho que o modelo ideal seria a abordagem Humanista levando o aluno a ser “arquiteto de si mesmo” autotransformador e transformador do mundo.
2. ABORDAGEM TRADICIONAL
A primeira abordagem a ser retratada e relacionada ao livro “Pinóquio às Avessas” será a Tradicional.
Foi possível notar que a escola em que o menino Felipe freqüentava utilizava-se do método de ensino diretivo, no qual o professor é o único transmissor de conhecimento. O aluno é apenas o receptor em branco que deverá ser preenchido com as informações passadas pelo professor, com base epistemológica empírica, dando enfoque apenas no resultado e não nos processos de aprendizado.
Iremos mencionar aqui trechos do livro, e análises próprias em relação à Abordagem Tradicional.
É relevante citar que, desde pequenos qualquer fato pode ter um significado singular na vida de cada individuo, tanto dos pais, quanto dos filhos, começando por histórias que são lidas por nossos pais e até mesmo a simples perguntas que fazemos ao mundo e nos fazemos até hoje. E a partir do momento em que ingressamos na vida escolar, muitos fatos vividos anteriormente por nós, passam a ter uma nova significação, como