Pdcv
Todos Sabem dá importância quem tem as crianças para a construção da nossa sociedade. Com o presente trabalho de observação, podemos de uma forma ampla e clara, relacionar algumas das características expostas em sala de aula com relação ao Desenvolvimento Humano.
Visamos aqui, o estudo e a observação de crianças na faixa etária de 0 a 2 anos de idade, partindo de estudos feitos em sala de aula e pesquisas elaboradas em diversos livros. Uma de nossas referencias durante toda a observação, foi os estudos feito por Jean Piaget (1896-1980), que demonstrou que as crianças nesta idade (0 a 6 anos) tem dificuldades em apercebe-se da natureza reversível das situações.
Diante disso podemos afirmar que, a criança não é um adulto em miniatura, pois a compreensão da criança é qualitativamente deficiente da do adulto. As estruturas mentais no período pré-operatório são estruturas Livres e atualmente imaginativas.
Tal como acontecia no estádio sensório Motor são evidentes neste período alguns atributos do estádio seguinte, porém estas novas características são muito frágeis (algumas partes do trabalho deixará evidente o que foi exposto nessa breve introdução).
Essas observações nos leva a ver, que a criança é um ser dotado de identidade e singularidade, possuindo desejos, afetos e desafetos, descobertos e vivenciados durante seu processo de Crescimento e Desenvolvimento (Cognitivo psicossocial e afetivo). Esta Vivencia e os sentimentos por ela gerados, passam a fazer parte da criança tornando-a diferente das demais pessoas com quem se relaciona. Desta forma a Criança torna-se um ser único, singular, com sua própria maneira de ser criança no mundo.
Questões de Ordem Prática: Observação
Observação Criança 1:
Ambiente Residencial
A criança observada é um menino com apenas sete meses, está em casa com sua mãe, e foi observado durante 30 minutos.
Durante o período de observação o bebe chorou diversas vezes, hora com fome e querendo mamar