PDCA
PDCA NA GESTÃO DE PROCESSOS:
Conhecido também como o “Ciclo de Deming”, é uma das primeiras ferramentas da Gestão de Qualidade, ou também ferramentas gerenciais, na qual permite o controle total dos Processos.
O PDCA foi criado na década de 20 por Walter A. Shewart, mas Willian Edward Deming, foi quem propagou este conceito ao mundo, e que a partir da década de 50, o PDCA ficou conhecido como o “Ciclo de Deming”
Plan (Planejar) Este é o primeiro passo do ciclo de melhoria continua. Este passo é o responsável pelo desenho do processo ao qual se quer ter o conceito aplicado. Nesta fase é importante ressaltar 3 sub etapas: Estabelecer objetivos, estabelecer o caminho de como este objetivo será alcançado e o método que será utilizado para chegar-se a este objetivo.
Do (Executar) Esta etapa é a execução da etapa anterior de planejamento. Esta etapa consiste em treinamentos dos envolvidos, a execução do que foi planejado e a coleta de dados para futura análise.
Check (Verificar ou checar) Aqui teremos a análise e verificação dos dados coletados anteriormente. Nesta fase é onde serão detectados as possíveis falhas e erros que não estavam previstos no desenho do processo.
Act (Agir) esta é a última faze do ciclo, após esta fase ser concluída, o PDCA inicia um novo ciclo. Nesta fase serão aprimoradas as correções e também definidas os planos de ação para o melhoramento da qualidade, eficiência e eficácia.
Ferramentas de Qualidade
As ferramentas da qualidade surgiram a partir de 1950, com embasamento em julgamentos e práticas existentes e contribuem para a manutenção e melhoria de processos.
Algumas das Ferramentas de Qualidade:
• Diagrama de causa efeito ou Diagrama de Ishikawa com a finalidade de: Identificar a semelhança entre o resultado e todas as causas de um problema.
• Gráfico de Pareto: Favorecer a identificação, a medição e a prioridade dos problemas mais constante de um processo.
• Fluxogramas: