PDCA e Controle de Qualidade
Revisão Bibliográfica da Dissertação de dominio Público defendida na EE da UFMG
14
1. Introdução
O Brasil vem assistindo, na década de 90, a mudanças profundas na gestão de suas empresas, mudanças estas associadas aos programas de qualidade total que vem sendo implantados por todos os setores de nossa economia.
Muitas críticas são feitas quanto ao modelo de gestão baseado no G.Q.T.
(Gerenciamento da Qualidade Total), mas certamente a melhoria nos resultados de nossas empresas e a satisfação da grande maioria de seus funcionários são respostas suficientes à estas críticas.
A difusão da G.Q.T. em nossas empresas teve como pilar a aplicação sistemática do
PDCA ou método de controle de processos.
Aplicado à análise e solução de problemas este método foi chamado inicialmente de
MASP - Metodologia de Análise e Solução de Problemas - ,e , com o passar do tempo, passou a ser aplicado de forma simplificada. Desta última maneira encontramos métodos ou ferramentas como MASP simplificado, MASP para CCQ’s, relatório de anomalias e relatório de três gerações.
Sem a necessidade de uma análise profunda descobrimos que entre as razões da não aplicação maciça da metodologia completa estão a demora no cumprimento de todas as etapas do método e a dificuldade em se lidar com os formulários e relatórios gerados. Com o intuito de sanar a segunda razão acima apresentada chegamos à um modelo de automação da metodologia que facilitará em muito a aplicação do método.
Dentro ainda da finalidade de se resgatar e fortalecer o método pode ser feita uma análise estrutural do mesmo, apontando ganhos potenciais na abrangência das análises quando aplicamos os conceitos do chamado “raciocínio sistêmico”.
15
2. Objetivo
Este trabalho tem por objetivo principal a apresentação de um modelo de automação para a metodologia de análise e solução de problemas baseada na PDCA.
Este objetivo pode ser desmembrado em objetivos mais específicos, a