PCR
A Reação em Cadeia da Polimerase (PCR) é uma técnica de Biologia Molecular que permite replicação in vitro do DNA de forma extremamente rápida. Com a PCR, quantidades mínimas de material genético podem ser amplificadas milhões de vezes em poucas horas, permitindo a deteção rápida e fiável dos marcadores genéticos de doenças infeciosas, cancro ou doenças genéticas.
Aplicase o termo “amplificação” porque, apesar de poder partirde uma quantidade de DNA que é indetectável pelos métodos convencionais, o operador pode obter, por PCR, DNA alvo em quantidades suficientes, detectáveis por electroforese em gel de agarose.Actualmente, oPCR permite a amplificação eficiente de fragmentos de DNA de 2‐
3 kb ou menos, mas a tecnologia está a sermelhorada de forma a permitir a amplificação eficiente de fragmentos maiores.
HISTORIA E EVOLUÇÃO
Na década de 1980, Kary Mullins (bioquímico que ganhou o premio nobel da química em 1993) da extinta Cetus Corporation criou uma técnica revolucionaria que permite fazer milhares de cópias de um único pedaço de DNA.
1983 – Concepção da PCR
1985 – Revolucionando a ciência
Publicçao dos resultados em revistas cientificas
1986 – Isolamento da Taq polimerase
1989 – Focando no diagnóstico
Desenvolveram se aplicações diagnósticas para a PCR
1990 – Resolvendo crimes
O primeiro kit de PCR forense da identificação humana individual permitiu que o DNA usado como evidência torna-se um poderoso aliado do sistema judiciário.
1993 – Nobel
1994 – Detectando retrovírus A transcriptase reversa termoestável, permitiu que a técnica de PCR copie e detecte RNA, importante na detecção de vírus como o HIV e HCV
2003 – Resultados em tempo real
2005 – Prevendo resposta aos medicamentos
Fundamento teórico
A técnica de pcr é uma das aplicações da replicação do dna.
- A replicação é um processo de síntese de novas cadeias de DNA a partir de cadeias de DNA parentais utilizadas como