Determinaçaõ de pcr
RELATÓRO DE IMUNOLOGIA CLÍNICA
VIRGINÍNIA VIEIRA MENDES
Alfenas-Mg
UNIVERSIDADE JOSÉ DO ROSÁRIO VELLANO
IMUNOENSAIO-REAÇÃO PARA DETERMINAÇÃO DA PROTEÍNA C REATIVA(PCR)
VIRGINÍA VIEIRA MENDES
Projeto de Pesquisa apresentado a Universidade José do Rosário Vellano, como parte das exigências do Curso de Farmácia para avaliação da disciplina Imunologia Clínica.
Alessandra dos Santos Danziger Silvério
Alfenas-Mg
1 INTRODUÇÃO
A proteína C reativa(PCR) é uma proteína sintetizada no fígado e faz parte de um grupo de proteína chamado de proteínas de fase aguda. A PCR é encontrada em concentrações baixas no soro de indivíduos saudáveis.Pesquisa-se a PCR com o intuito de determinar a presença de alguma inflamação, já que essa e considerada o marcador mais precoce presente em altas concentrações pode significar, além de inflamação, doenças reumáticas(artrite,febre reumática e lúpus eritematoso sistêmico), tuberculose, pneumonia, entre outros. A concentração da PCR se eleva antes de aparecer os sintomas e também quando há destruição tecidual de grande extensão associada ou não a necrose, exemplo no caso no caso de infarto.
2 OBJETIVOS
Pesquisa da Proteína C Reativa no soro usando referencias: (controle (+), controle (-) ) e o soro do paciente. Qualificação da PCR no soro. Gerar o resultado em função dos valores de referencia.
3 REFERENCIAL TEÓRICO
3.1 Proteína C Reativa
É uma proteína termolábil que não atravessa a barreira placentária e sua mobilidade eletroforética encontra-se entre a região das á e â globulinas.Seu nome deve-se a capacidade para precipitar os polissacarídeos C dos pneumococos(ABBAS,2003). É umas das chamadas proteínas de fase aguda e aumenta no soro em uma grande quantidade de doenças inflamatórias e como resposta a necrose