PCNs
1) O que são os PCNs?
Os Parâmetros Curriculares Nacionais referências para o Ensino Fundamental e Médio de todo o país e servem para nortear o professor a realizar a pratica docente.
2) De onde vem? Quem os elaborou?
O processo de elaboração dos Parâmetros Curriculares Nacionais teve início a partir do estudo de propostas curriculares de Estados e Municípios brasileiros, da análise realizada pela Fundação Carlos Chagas sobre os currículos oficiais e do contato com informações relativas a experiências de outros países. Foram elaborados pelo Governo Federal a partir da nova Lei de Diretrizes e Bases (LDB)
3) Quais são as áreas do conhecimento propostas pelos PCNs? Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias
Ciências Humanas e suas Tecnologias
4) Por que os PCNs não são obrigatórios?
Por que são parâmetros para orientar a elaboração dos currículos das escolas de ensino infantil, fundamental e médio (no ensino superior são as Diretrizes Curriculares dos cursos que têm essa função). Porém como o nome diz, são nacionais é o que se espera que as escolas ensinem, em abrangência nacional, às nossas crianças, em todas as áreas de conhecimento definidas pela Lei de Diretrizes e Bases – LDB, da educação.
5) Quais são os Temas Transversais (TTs) e porque eles são sugeridos? Para que eles servem e que ideologias os sustentam?
Ética, Pluralidade Cultural, Orientação Sexual, Meio Ambiente, Saúde.
Os temas transversais são sugeridos, pois são considerados como um meio para o desenvolvimento amplo do aluno e para a sua formação como cidadão. Eles servem para a compreensão e construção da realidade social, dos direitos e responsabilidades relacionados com a vida pessoal e coletiva auxiliando na formação do aluno cidadão de maneira interdisciplinar. Quanto às questões sociais relevantes, reafirma-se a necessidade de sua problematização e análise, incorporando-as como temas transversais. Há também