PCN Trabalho Final
DAD
PCN: PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS
CBC: CONTEUDO BASICO CURRICULAR
Atividade entregue ao Centro Universitário de Belo Horizonte como parte de atividades para aprovação no curso de História solicitado pela professora de História e Historiografia do Ensino de História Dr. Luísa Teixeira Andrade Pinho
Alunos:
Alan Guimarães
Fabio Zeferino
Magna Oliveira
Guilherme Lino
Stanley Dias
Vladimir Antunes
Belo Horizonte
2014
PCN - Parâmetros Curriculares Nacionais
História
O PCN no que se diz respeito á concepção de historia como sendo uma história mais cultural do que religiosa, social e até mesmo politica; e isso se deve ao rompimento – não em sua totalidade - com a visão universal de história defendida tanto pelo positivismo quanto pelo marxismo.
Essa concepção de história está inteiramente ligada aos novos métodos e as concepções de ensino e aprendizagem de história. Para entendermos essa nova concepção e sua influencia no que refere a concepção de ensino e aprendizagem de história recorremos á década de 1827 no período do Primeiro Império Brasileiro onde o decreto desse mesmo ano e que articula a história com a história sagrada, mas que história e geografia seriam disciplinas opcionais.
No ano de 1837 a disciplina História se torna autônoma e com isso ela passa a ter um viés de história universal e de história sagrada; em 1855 a o ensino de história passa a ser a História do Brasil e se baseava em métodos de memorização e de repetição oral de textos escritos. No final do sec. XIX a história passa a ter um papel civilizatório, a História da Civilização tomo a lugar da História Universal deixando de lado a História Sagrada.
Na primeira metade do século XX mais especificamente nos anos de 1930 ( Revolução de 30 no Brasil onde Getúlio Vargas assume o poder do pais através de um Golpe de Estado) o ensino de história é enfatizado na História do Brasil e da América; e também é voltado para o