Pavimentações
Estabelecer um padrão técnico para execução de paredes de concreto moldadas in loco, para alcançar assim o nível de qualidade de aspectos técnicos, de custo e de tempo, visando o continuo aumento da produtividade da mão de obra e a redução dos índices de desperdício de materiais.
2. DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA
Projeto arquitetônico;
Recomendações do fabricante;
Projeto de instalações (elétrica, hidro sanitário, CFTV, dentre outras, sempre que necessário);
NR-18 “Condições e meio ambiente de trabalho na indústria da construção” (norma regulamentadora do Ministério do Trabalho).
3. RECURSOS
3. 1 Materiais e Equipamentos. 1. Tesourão (para cortar treliças) 2. Pé-de-cabra
3. Marreta grande
4. Marreta pequena
5. Sacador de painel (desenvolvido pelo fabricante das fôrmas)
6. Alavanca
7. Nível
8. Capacete
9. Botas de segurança com bico de aço
10. Óculos de proteção
11. Protetores auriculares
12. Luvas e cinto de segurança tipo paraquedista.
4. MÉTODO EXECUTIVO
1º PASSO: Antes de executar as paredes de concreto, é preciso fazer o radier, fundação rasa de concreto estruturada com telas metálicas e atravessada por parte das tubulações da edificação. Quando a construção estiver pronta, o radier poderá receber um revestimento cerâmico sem necessidade de contrapiso. A execução das paredes se inicia dois dias após a concretagem do radier.
O radier tem uma abertura no local onde serão feitas as ligações da obra com a rede de esgoto. Com isso, a equipe pode seguir com a execução das paredes, sem ter que esperar o trabalho do encanador. Depois que as paredes e as conexões estiverem prontas, é feita a concretagem manual apenas desta região.
2º PASSO: Os painéis metálicos que irão compor as fôrmas das paredes são preparados para a montagem. Nesta etapa é aplicado o desmoldante, um líquido oleoso que impedirá que o concreto grude nos painéis.
3º PASSO: Montam-se os painéis internos das paredes. As