Meio ambiente e sustentabilidade
“Desenvolvimento sustentável’’ surgiu na Conferencia de Estocolmo de 1972 e seria alcançado sob 3 critérios fundamentais: Equidade Social/ Prudência Ecológica/e Eficiência Econômica. E dps definiram como: Um processo ou estado que pode manter-se indefinidamente. Relação harmônica do homem com a natureza, centro de um processo que deve satisfazer as necessidades e as aspirações humanas.
Obter um crescimento econômico contínuo através de um manejo mais racional dos recursos naturais e da utilização de tecnologias mais eficientes e menos poluentes.
Projeto social e político destinado a erradicar a pobreza, elevar a qualidade de vida e satisfazer as necessidades básicas da humanidade com princípios e orientações para o desenvolvimento harmônico da sociedade, considerando a apropriação e a transformação sustentáveis dos recursos ambientais.
Ou seja: para uns trata apenas de compatibilizar o crescimento econômico contínuo com o meio ambiente, mantendo as condições que produzem e reproduzem as relações de exploração, hierarquização e dominação, permitindo a apropriação da capacidade produtiva.
Para outros implicaria em novas bases, através de uma racionalidade ambiental, que coloque como sentido e fim, o nível e a qualidade de vida.
Objetivos das políticas ambientais: Crescimento/ Qualidade do Desenvolvimento / Atender necessidades essenciais de emprego, alimentação, energia, água e saneamento/ Manter um