paulo freire
Daiane Torezani Lombardi
Prof. KélviaBonattiKienen
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Licenciatura em Pedagogia (PED 0286) – Prática Educativa Módulo IV
03/10/2012
RESUMO
Este trabalho aborda a contribuição do Pedagogo Paulo Freire quanto à visão que ele tinha da escola, do aluno, da sociedade e do professor, nos seus mais variados aspectos. Paulo Freire ficou conhecido mundialmente com seu trabalho de alfabetização de jovens e adultos, um homem que acreditava que todo ato de educar é um ato político e que os indivíduos tem o direito de construir sua aprendizagem e não de recebê-la de forma mecânica. Pode-se perceber durante o trabalho a importância que dápara a construção do conhecimentoe atroca, de informações entre educando e educador.
Palavras-chave: Aprendizagem. Escola. Professor.
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por objetivo identificar na bibliografia do Pedagogo Paulo Freire a visão que ele tinha da escola, do aluno, da sociedade e do professor, nos seus mais variados aspectos. Para o desenvolvimento do trabalho foram realizadas pesquisas bibliográficas.
Percebeu-se que Paulo Freireficou conhecido mundialmente com seu trabalho de alfabetização de jovens e adultos, um homem que acreditava que todo ato de educar é um ato político e que os indivíduos tem o direito de construir sua aprendizagem e não de recebê-la de forma pronta, ou seja, é através do diálogo, da troca de informações entre educando e educador que se vai construindo o conhecimento.
2A ESCOLA NA VISÃO DE PAULO FREIRE
Na visão de Freire a escola esta presente onde existe a curiosidade e a busca pelo saber. Se o educador se dispõe a executar o seu trabalho com amor ele poderá executá-lo em qualquer ambiente, ate mesmo pelas esquinas, pois o saber se constrói pela vontade de aprender, pela colaboração e trabalho em equipe.
“Uma educação que favoreça a colaboração e não a competição, uma educação que de