Warfarina
O sistema cardiovascular consiste no coração e de vasos que destribuem o sangue para os tecidos do corpo. Para compreensão dos efeitos exercidos pelos medicamentos e necessário conhecer seus mecanismos de ação , conhecer as principais características farmacológicas dos medicamentos que atuam no sistema cardiovascular.
Apresentação :
Cpr 1mg , 2,5mg e 5mg
WARFARINA ( Marevan, Varfine, Coumadim) controle do INR
Anticoagulante oral, antagonista da vitamina K a síntese de vários fatores de coagulação fatores (II, VII, IX , X) e dos cofatores (proteinas C e S ) no fígado é dependente da vitamina K. A varfarina inibe a epóxido redutase da vitamina K, levando a depleçãoda vitaminaK reduzida (KH) e a uma diminuição da y-carboxilação o que por consequencia , prejudica , a função dos fatores de coagulação. Os efeitos da varfarin a precisam ser eficazes após o desaparecimento dos fatores da coagulação y-carboxilados. A prontombina fator II possui maior eliminação da meis-vida , sessenta horas, , para exercer o efeito antitrombótico é necessário cinco dias de tratamento. Na verdade , o seu efeito é diminuir a capacidade do sangue em coagular , reduzindo a possibilidade de formação de coágulos e trombos .
Indicação
Prevenção e tratamento do tromboembolismo venoso e pulmonar ,prevenção de derrames trombóticos e embóliticos e recidiva de infarto , pacientes com prótese valvar cardíaca , fibrilação atrial crônica , IAM recorrente e em pacientes com IAM previo .
Tratamento
Deve ser iniciado com pequenas doses diárias de 5 - 10 mg por uma semana para permitir um ajuate do tempo de promtombina seguida de uma dose de manutenção ajustada afim de conseguir os objetivos terapêuticos. O tempo da promtombina deve ser mantido em um nível de 20-25% da atividade normal para a terapia de longo prazocom warfarina . O controle é efeito através de um exame chamado INR, que mostra o nível de anticoagulação do sangue.Um INR= 1 indica um