Farmacologia Leide
Alprostatil podem causar sangramento no local da injeção de alprontatil.
Acido acetilsalicílico e todos os salicilatos, aumento do risco hemorrágico. Altas doses de salicilatos:associação contra-indicada não usar. Doses menores de salicilattos: associação desaconselhada. Evitar, se possível. Controle laboratorial do paciente. Inibição da agregação plaquetária e,com doses altes de salicilatos, deslocamento dos anticoagulantes dos seus locais de ligação nas proteínas plasmáticas.
Álcool, aumento dos efeitos dos anticoagulantes (intoxicação aguda) ou diminuição dos efeitos dos anticoagulantes (alcoolismo crônico). Evitar uso concomitante. Mecanismo não estabelecido.
Álcool (alcoolismo crônico),anticoncepcionais orais, barbitúricos, glutetimida. Diminuição dos efeitos dos anticoagulantes. Evitar, se possível, o uso concomitante. Mecanismos diversos. Amitripitilina, nortriptilina. A amitripitilina e a nortriptilina aumentam as concentrações plasmáticas de dicumarol. A amitriptilina aumenta o tempo de protrombina em pacientes estabilizados com warfarina.
Analgésicos. Aumento dos efeitos dos anticoagulantes. Mecanismo desconhecido.
Antiácidos orais contem hidróxido de magnésio. Aumento dos efeitos dos anticoagulantes. Resultado de apenas um estudo. O hidróxido de alumínio não parece afetar os níveis sanguíneos de dicumarol. A warfarina não é afetada pelo hidróxido de alumínio ou magnésio nem mistura dos dois.
Antibióticos aminoglicosídicos (Via oral). Aumento do efeito anticoagulante com risco de hemorragias. Controle de tempo de protrombina. Na maioria dos casos, não há diferença para os pacientes, mas, em certas ocasiões, pode ser necessário reajustar as doses do anticoagulante. Os antibióticos aminoglicosidicos interferan na absorção da vitamina K, potencializando assim os efeitos dos anticoagulantes pelos seguintes mecanismos:
1. Alterando o ciclo êntero-hepatico dos ácidos biliaresm podem provocar esteatorréia, o que aumenta a