Paulo bonavides
A réplica mecanicista ao organicismo social
- Ao contrário dos organicistas os mecanicistas diziam não haver como explicar a sociedade com paralelos com organismos vivos , visto que não existia, dentro desses, mobilidade social, migração e suicídio
- Os mecanicistas, ao contrário dos organicistas, acreditam numa democracia explicada pelo aspecto político, numa sociedade desenvolvida pelo assentimento e não pelo poder.
- Postulado: Razão como guia de convivência e apoio a vontade livre e criadora dos indivíduos.
Sociedade e comunidade
- Segundo o autor de “sociedade e comunidade” a sociedade é: Uma ação conjunta e racional dos indivíduos de ordem jurídica e econômica. Nela, apesar dos laços, os homens permanecem separados.
- Segundo o mesmo autor, comunidade seria: a organização social onde impera a solidariedade onde se é dotado de um vínculo psíquico de caráter irracional.
A sociedade e o estado
- A burguesia pós idade média define estado e sociedade como: estado é a ordem jurídica, corpo normativo e máquina de poder político. Sociedade é a esfera dilatada substrato econômico onde os indivíduos dinamizam suas ações.
- Rousseau define sociedade e estado como: sociedade seria o conjunto de grupos fragmentados onde há conflitos de interesses. Estado, por sua vez, seria algo que exprime a vontade geral. Vontade essa que não se rende a interesses de grupos paralelos.
- Marx e Engels interpretam o estado como produto da sociedade, afirmando que o estado está dentro da sociedade.
- Conceito geral de sociedade “Conjunto de relações humanas intersubjetivas, anteriores, exteriores e contrárias ao estado ou sujeitas a este”.
Conceito de estado
- Após passar pelos gregos que tinham no estado uma espécie de vínculo comunitário e ordem