Tecnologia de Informacao e Cominucacao
1. Introdução
Paradigma é um termo com origem no grego “paradeigma” que significa modelo, padrão. No sentido lato corresponde a algo que vai servir de modelo ou exemplo a ser seguido numa determinada situação. São as normas orientadoras de um grupo que estabelecem limites e que determinam como um indivíduo deve agir dentro dos mesmos limites.
O termo surgiu inicialmente em Linguística na teoria do signo linguístico criada por Ferdinand de Saussure, na qual relacionava o signo ao conjunto de elementos que constituem a língua.
O paradigma seria o conjunto de elementos linguísticos que podem ocorrer no mesmo contexto ou ambiente. Os elementos são substituídos por outros que vão ocupar a mesma posição
Um paradigma é o que determina o ponto de vista da realidade e como se actua sobre ela os quais são classificados quanto ao seu conceito de base, podendo ser: Imperativo, funcional, lógico, orientado a objectos e estruturado.
Cada um destes determina uma forma particular de abordar os problemas e de formular as respectivas soluções. Além disso, uma linguagem de programação pode combinar dois ou mais paradigmas para potencializar as análises e as soluções. Deste modo, cabe ao programador escolher o paradigma adequado para analisar e resolver determinado problema.
A primeira linguagem de programação de alto nível foi projectada durante a década de 50. Desde então, a Linguagem de Programação tem sido uma área de estudos fascinante e produtiva. A Linguagem de programação pode ser definida como uma notação formal para descrever a execução de algoritmos no computador. Sendo assim, as linguagens de Programação não podem ser encaradas como entidades isoladas, pois elas são ferramentas utilizadas no desenvolvimento de softwares e é com esse objectivo que devem ser analisadas e estudadas. Por isso, é necessário entender a organização das Linguagens de Programação, como ênfase na compressão dos seus conceitos abstractos e dos elementos de sua