Patterns: padrões de projeto
Sumário 1 Introdução 4 2 História 5 3 Irregularidades e Atos Ilegais S9 12 4 FCPA 17 5 Lei Sarbanes-Oxley 21 6 Conclusão 21 7 Bibliografia 26
Introdução
Nas diversas disciplinas de engenharia existem padrões e na engenharia de software não é diferente. Os padrões permitem aos arquitetos e projetistas de software ter a capacidade de projetar rapidamente uma solução robusta, utilizando técnicas comprovadas. Também proporcionam um vocabulário comum, com base no qual podem transmitir ideias sem ter de descrever cada detalhe do propósito do projeto.
História
Padrões de projeto originaram-se como um conceito arquitetônico por Christopher Alexander em 1977. Em 1995, os padrões passaram a serem populares com a publicação do Design Patterns: Elements of Reusable Object-Oriented Software (GOF). Este livro classificou vários padrões para o projeto de soluções extensíveis orientadas a objeto. A série POSA (Pattern-Oriented Software Architecture) começou a ser publicada em 1996. Os livros POSA classificam os padrões arquiteturais e aqueles para problemas especializados de software como concorrência, objetos em rede e gerenciamento de recursos.
Irregularidades e Atos Ilegais S9
Apresentação
1. As normas da ISACA contêm princípios básicos e procedimentos essenciais, identificados a negrito, que são obrigatórios, juntamente com orientações relacionadas com os mesmos.
2. O objetivo desta Norma da ISACA é estabelecer e fornecer orientações sobre irregularidades e atos ilegais que o auditor de SI deve considerar durante o processo de auditoria.
Norma
3. Ao planejar e realizar a auditoria, para reduzir os riscos de auditoria a um nível mínimo, o auditor de SI deve levar em consideração o risco de irregularidades e atos ilegais.
4. O auditor de SI deve manter uma atitude de ceticismo profissional