Padroes de projeto
Introdução ao Design Patterns Prof. Fábio Lúcio Meira
Design Patterns
●
Como surgiram?
–
O uso da orientação a objetos oferece uma gama de vantagens, como reusabilidade, polimorfismo e encapsulamento dos métodos e atributos. A UML surge como uma linguagem padrão para a modelagem de sistemas orientados a objetos, como uma resposta ao sem número de métodos que surgiam por todo mundo.
–
Design Patterns
●
Como surgiram?
–
Porém, a UML não soluciona problemas de implementação. Não é seu propósito identificar padrões de implementação, mas sim, oferecer suporte para a definição dos modelos arquiteturais. Mas como tratar problemas que ocorrem frequentemente no processo de desenvolvimento de software OO?
–
Design Patterns
●
Resp: Especificando Padrões de Projetos (Design Patterns)
–
Uma das primeiras propostas de solução padronizada que surgiu para o desenvolvimento orientado a objetos foi o artigo de Krasner e Pope, de 1988, que introduz o padrão MVC (Model, View, Control) de desenvolvimento de software.
Design Patterns
●
O Padrão MVC
–
O padrão MVC de desenvolvimento busca atribuir responsabilidades específicas às camadas, facilitando o processo de implementação e incrementando a reusabilidade, permitindo a criação de componentes de forma padronizada.
Design Patterns
●
Os Padrões de Projetos
–
Porém, somente o padrão MVC não é suficiente para atender às principais demandas de implementação de software OO. Em geral, a maioria dos softwares demandam soluções arquiteturais semelhantes. Em 1994, quatro autores (Gamma, Helm, Johnson e Vissides, com o suporte do Papa da modelagem, Boch) lançam o famoso livro Design Patterns: Elements of Reusable Object-Oriented Software.
–
Design Patterns
●
Os Padrões de Projetos
–
Como é possível observar pelo próprio título do livro, o principal objetivo do uso de Padrões é incrementar a Reusabilidade de componentes e códigos no