Festa junina
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FISICA E DESPORTOS
DISCIPLINA: FUNDAMENTOS METODOLÓGICOS DO LAZER E RECREAÇÃO
FUNDAMENTOS METODOLÓGICOS DO LAZER E RECREAÇÃO
(FESTA JUNINA – QUADRILHA)
Goiânia – GO
Maio – 2013
(FESTA JUNINA)
A Festa junina chegou ao Brasil por intermédio dos padres jesuítas durante o processo de colonização no século XVI. Os religiosos portugueses usavam as festividades cristas para passar o ideário da doutrina da igreja aos índios. Inicialmente a comemoração não tinha o formato que conhecemos hoje, mas com o tempo foi sofrendo um processo de hibridismo cultural.
A comida foi modificada, e a dança e a musica incluídas. Nos dias atuais, ela é festejada nas cidades independentemente da ligação canônica, mas no meio rural ainda permanece forte o sentido devocional, que tem significados rituais diferentes de acordo com a região do pais, como a festa se São João em Parintins, no Norte; ou com as de Campina Grande e Caruaru, no Nordeste. Esse evento folclórico, que se espalhou com os colonos portugueses, sofreu influencias- indígenas e negra e forjou um caráter ligado a identidade nacional.
Origem: No hemisfério Norte os povos medievais realizavam festas, em junho, durante o solstício de verão. Comemoravam o Sol que iluminava e fecundava a terra. A igreja se apropriou das festas e deu a elas novos significados.
(QUADRILHA)
A quadrilha junina, matuta ou caipira é uma dança típica das festas juninas, dançada, principalmente, na regiãoNordeste do Brasil. É originária de velhas danças populares de áreas rurais da França (Normandia) e da Inglaterra.
No sertão do Nordeste encontrou um colorido especial, associando-se à música, aos fogos de artifícios e à comida da Região. Como as coreografias eram indicadas em francês, o povo repetindo certas palavras ou frases levou também à