Design Patterns
O presente trabalho tem como proposta, demonstrar a importância do Design Patterns (padrões de projeto) como ferramenta no desenvolvimento de softwares. A modelagem da solução de produtos de software, deve demonstrar eficácia antes do início da construção. Sendo assim, o Design Patterns tem como funcionalidade atuar de forma técnica e eficiente na solução de problemas de projeto da melhor maneira possível.
1 Introdução
Atualmente o setor industrial de sistemas que utilizam a Engenharia de Software, apresentam um desenvolvimento de suma importância nos últimos tempos. Este desenvolvimento tem como justificativa, a crescente demanda por sistema que contribuam na resolução de problemas da atual sociedade. O cenário da tecnologia e desenvolvimento de softwares demonstra que muitos dos problemas de projetos de sistemas eram recorrentes. Analisando a solução destes problemas, surgiram os Designs Patterns (Padrões de Projetos) como ferramenta desenvolvedora que contribui na construção e modelagem da produção de softwares.
A engenharia de software viabiliza a criação de técnicas com finalidade em medir o tamanho de um sistema. Estas medições buscam como melhor identificar métricas que possam estimar os recursos, bem como os custos necessários para o desenvolvimento de softwares.
Como metodologia utiliza-se a pesquisa descritiva, por meio de revisão bibliográfica com base em livros e artigos eletrônicos, que abordam o tema Design Patterns e sua eficiência no desenvolvimento e construção de softwares.
2 Design Patterns
2.1 Conceitos
A engenharia de software é um ramo da engenharia de sistemas preocupada com o desenvolvimento de software de grande porte e complexos (FINKELSTEIN; KRAMER, 2004). Este ramo estuda além de técnicas de desenvolvimento de software, bem como na administração de projetos de software, criando ferramentas, teorias e métodos que possam oferecer suporte na criação de sistemas computacionais (VALENTIM, SOUZA NETO,