Patrimônios imateriais brasileiros
Centro Universitário Claretiano Licenciatura em Artes Educação Patrimonial PROF Marialba Rita Maretti
CAMPINAS
2012
Galo Da Madrugada
Bloco carnavalesco que sai de um dos bairros de Recife, começa em torno das 07:00 e vai até a noite, compõe de trios eletricos, carros alegóricos e freviocas, conhecido mundialmente pelo seu ritmo que é o frevo, é o maior bloco do mundo. O frevo é uma tipica dança brasileira que carrega uma grande tradição nordestina, o bloco preserva as tradições carnavalescas a tradição local. Mulheres de todas as idades dançam, pois já nascem entre a tradição, pois é algo que passa de mãe para filha, algo muito forte na cultura, além de conseguir disseminar essa cultura mundialmente.
Capoeira
Conhecida como nossa arte – luta passou por décadas de preconceito e repressão, além de ser uma arte marcial, também se faz uso de instrumentos musicais e cantos. Começou no inicio da escravidão africana no Brasil, surgiu como uma técnica de combate, aonde eles demosntravam uma dança mas que no fundo era o jeito deles poderem praticar sua luta sem serem notados. A capoeira tras uma bagagem rica de historia da descendencia do nosso povo, pois além de demostrar a arte da dança, ela conta uma história de luta e sofrimento, não podemos esquecer que além de trazer esse valor rico da cultura negra, ela traz uma a história de nosso povo, desde o começo até os dias atuais.
Quadrilha junina
As quadrilhas juninas também inscritas no contexto que nos traz a concepção de patrimonio imaterial. A maioria foi fundada há cerca de 40 anos. Pesquisas revelam