Patrimônio e Entidade
1 INTRODUÇÃO______________________________________4
2 PATRIMONIO_______________________________________5
3 ENTIDADES5
3.2 EMPRESÁRIOS INDIVIDUAIS__________________________6
3.3 EMPRESAS ________________________________________6
3.4 GOVERNOS ________________________________________7
3.5 SOCIEDADES BENEFICENTES (ONG’S)_________________8
3.6 SOCIEDADES COOPERATIVAS________________________8
4 CONCLUSÃO_______________________________________9
5 REFERÊNCIAS_____________________________________10
1. Introdução
O Assunto a ser abordado é de interesse de um todo social, pois a todo o momento estamos sujeitos a contabilizar algo, principalmente nossos gastos e nossos ganhos. O estudo do patrimônio nos demonstra como diversas entidades estão inseridas diretamente nesses processos, onde o objeto da contabilidade é o próprio patrimônio da entidade.
Nos tempos atuais, com a formação das grandes transnacionais, a informação contábil passou a ser de interesse de grupos cada vez mais amplos de indivíduos, que incluem não somente acionistas, mas também fornecedores, financiadores, banqueiros, poderes públicos (arrecadadores de impostos), os empregados que participam do lucro das empresas. De forma indireta, mesmo a sociedade em geral é interessada na informação contábil, pois a vitalidade das empresas é assunto de relevante interesse social.
Para conhecer a situação do patrimônio em determinado momento, bem como suas variações e efeitos da ação administrativa sobre a riqueza patrimonial, é que a Contabilidade registra, demonstra e analisa os fatos ocorridos no patrimônio, evidenciando seus aspectos específicos e quantitativos. O aspecto específico, também chamado qualitativo, considera as espécies de bens, direitos e obrigações que compõem a riqueza patrimonial, tais como: dinheiro, mercadorias, móveis e contas a receber ou a pagar. As variações patrimoniais são qualitativamente representadas pelos diversos tipos de receitas e despesas e