Contabilidade rural - beneficios e maleficios
A escrituração contábil na propriedade rural gera, em alguns casos indecisão aos agricultores, se seria uma atividade cotidiana ou apenas um gasto a mais para o agricultor utilizar-se apenas para o fisco. Neste pensamento a idéia de que a contabilidade contribui em muito para que as atividades financeiras na propriedade tenham maior controle, pois os dados gerados na contabilização ajudam em muito na tomada de decisão. Mas se não for utilizada de maneira continua, e estudada pelo contador, não serão extraídos resultados além dos que sejam já constados pelo agricultor no final do período analisado, além do que o serviço contábil gerará gastos ao produtor para manter a contabilidade de sua propriedade.
O grande problema para a utilização efetiva da contabilidade rural, esta na complexidade e no custo de manutenção de um bom serviço contábil. A dificuldade de separar o que é custo de produção do que é gasto com o pessoal do empresário rural a inexistência de recibos, notas fiscais, avisos de lançamento e copias de cheques ou extratos de contas bancárias pessoais, fazem com que não se possa adotar a contabilidade para este fim. A própria acomodação do contador que não esclarece o empresário rural sobre a necessidade de separação de custos, faz com que a contabilidade seja voltada para o atendimento do fisco. (contabilidade rural-uma abordagem decisória)
O contador ainda encontra muita dificuldade de comunicação e entendimento com o proprietário rural, pois algumas questões ainda não são bem esclarecidas ao agricultor, onde muitas vezes a falta de entendimento sobre a necessidade dos documentos exigidos pelo contador para ser efetivada a contabilidade em sua propriedade sem maiores complicações, e para se obter resultados mais precisos sobre a situação da propriedade.
É necessário que o agricultor esteja ciente da importância dos mesmos, que se estes documentos não forem apresentados ao