Trabalho entidade
Trabalho elaborado para explanação do tema Princípio da Entidade Contábil a ser apresentado para a disciplina de Teoria da Contabilidade.
ITAJUBÁ - MG
2010
FACESM – FACULDADE DE CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS DO SUL DE MINAS
O PRINCÍPIO DA ENTIDADE CONTÁBIL
ALCIENI RODRIGUES DE ALMEIDA
MARIA LUIZA PEREIRA
RAPHAEL AUGUSTO DE FARIA BEZARRIA
SHEILA DE MAGALHÃES PIVOTO
VANIA MARIA RIBEIRO PINTO
ITAJUBÁ – MG
2010
INTRODUÇÃO
O objetivo do trabalho é estudar o Princípio da Entidade Contábil, que segundo pesquisadores surgiu através de estudos para identificar quais princípios iria orientá-os para registrar todos os fatos que afetam o patrimônio de uma entidade.
Surgiu com a necessidade de auxiliar a gestão dos negócios, atender o objetivo da contabilidade, suas normas e ajudar as tomadas de decisão.
Toda atividade durante sua consecução enfrenta fatos inesperados do qual o profissional se pergunta sobre a melhor alternativa do pondo de vista ético e eficaz. No exercício da profissão contábil não é diferente, situações inesperadas acontecem a todo o momento tornando o ambiente extremamente flexível.
Para trabalhar melhor com as adversidades a Ciência da Contabilidade parte de princípios básicos que fundamentam todas as ações a serem seguidas pelos contabilistas, orientando-os sob o enfoque ético.
Os princípios são segregados de forma lógica, sendo os principais conhecidos como postulados contábeis. Os postulados têm função central em todos os tipos possíveis de eventos contábeis, exercendo papel primário.
Segundo Boletim Informare “ Entidades são conjuntos de pessoas, recursos e organizações capazes de exercer atividade econômica, como meio ou como fim” e que "A Contabilidade é mantida para as Entidades; os sócios ou quotistas destas não se confundem, para efeito contábil, com aquelas..."
O cerne do Postulado da Entidade traz