patrimonios materias e imateriais
Patrimônio Material: refere-se a um bem móvel, imóvel ou natural, que possua valor significativo para uma sociedade, podendo ser estético, artístico, documental, científico, social, espiritual ou ecológico.
Exemplos:
Igrejas
Igreja de Santana: Erguida no ponto mais alto de Piraí, antigas terras do comendador Antonio Estêvão de Magalhães Pusso, a Igreja de Sant’Ana surgiu de uma capela de madeira erguida por volta de 1772. A construção atual é do século XIX, mais precisamente de 1830.
Capelas
Capela Nosso senhor dos Passos: A construção da Capela, em 1848, coincide com o povoamento da região. Ainda se mantém em pau-a-pique, com a base em pedra e madeira. Seu interior possui pia em mármore carrara rosa, pequeno lustre com pingentes de cristal e altar de madeira com imagens de Nosso Senhor dos Passos, Santo Antônio e Nossa Senhora de Paula, esta de madeira folheada a ouro.
Catedral
Catedral de Santo Antônio de Jacutinga: Erguida em 1862 e alçada a matriz um ano depois, a Catedral de Santo Antonio de Jacutinga fica no centro agitado de Nova Iguaçu. É lá que se concentram as festividades em homenagem ao santo padroeiro da cidade, no mês de junho.
PATRIMÔNIOS Imateriais Patrimônio cultural imaterial: é uma concepção de patrimônio cultural que abrange as expressões culturais e as tradições que um grupo de indivíduos preserva em respeito da sua ancestralidade, para as gerações futuras. São exemplos de patrimônio imaterial: os saberes, os modos de fazer, as formas de expressão, celebrações, as festas e danças populares, lendas, músicas, costumes e outras tradições.
Exemplos:
Capoeira
Associação de capoeira cordão de contas: A Capoeira Cordão de Contas é comandada pelo Mestre Mestiço, que dá aulas para alunos de todas as idades. A associação surgiu em Itaguaí em 1980 e estendeu seus trabalhos para o restante do Brasil e do mundo. Além de filiais no Paraná e no Rio Grande do Sul, há mais de 10 anos abriu uma no