Patrimonio
1 – CONCEITO
Ou..............
Patrimônio é o conjunto de bens materiais e imateriais, direitos e obrigações avaliáveis em moeda e vinculadas à entidade pela propriedade, posso ou controle, dos quais a mesma
O patrimônio não é objeto de estudo exclusivo da contabilidade, mas é também objeto de estudo de outras ciências, a exemplo do Direito, que estuda as relações jurídicas a ele relacionadas, e da Economia, que estuda a maximização de sua utilização, já que os recursos são escassos etc.
Do ponto de vista contábil, o patrimônio pode ser visto por dois aspectos: Qualitativos e Quantitativos.
Aspectos Qualitativos.
Considera as espécies de elementos que compõem o patrimônio. O patrimônio das entidades, objeto de estudo da contabilidade, é composto de diversos bens econômicos heterogêneos. Por esse aspecto, a contabilidade estuda a natureza dos elementos que o compõem, como máquinas, edificações, dinheiro, valores a pagar, valores a receber, estoques etc.
Aspectos Quantitativos.
Refere-se à expressão dos elementos patrimoniais em valores e é representado pela diferença aritmética entre os bens e direitos e as obrigações, pelo prisma econômico-financeiro.
É o conjunto de bens avaliados em moeda. Pode-se dizer que o patrimônio da entidade “A” é de R$30.000,00, sem especificar a qualidade de seus componentes.
2 – COMPONENTES DO PATRIMÔNIO
Os componentes do Patrimônio se resumem em:
Bens, os Direitos e as Obrigações.
BENS:
Conceito econômico.
È qualquer coisa suscetível de avaliação monetária e que tenha a qualidade de satisfazer a uma necessidade humana.
Conceito contábil.
São elementos materiais e imateriais, à disposição de uma entidade, que concorrem para que ela alcance seus objetivos.
Os bens podem ser classificados quanto à sua natureza em: materiais e imateriais e quanto à disposição em: bens próprios e de terceiros.
Bens Materiais - corpóreos ou tangíveis são os objetos