Pesquisa Sobre PmP (Produtos Minimamente Processados
Pesquisa sobre Produtos minimamente processados.
(PMP)
Introdução O consumo de frutas proporciona importantes benefícios à saúde, com implicações diretas na qualidade de vida. Os benefícios são amplamente divulgados e, freqüentemente, as frutas são indicadas como excelentes aliadas da medicina preventiva e, até mesmo, curativa. Nesse sentido, a mídia se encarrega de estimular o consumo de frutas, sobretudo na forma in natura.
Sobre tudo a mudança do agronegócio está ligada ao comportamento do consumidor e sua tendência futura nesse sentido, surge o moderno conceito de minimamente processado A definição é basicamente Hortaliças e frutos: submetidos a uma ou mais alterações físicas. Lavagem, descascamento, fatiamento e corte processamento produtos devem apresentar atributos de qualidade, mantendo o máximo de suas características nutritivas e sensoriais, como o frescor, aroma, cor e sabor.
Do ponto de vista técnico, produtos minimamente processados podem ser definidos como qualquer fruta ou hortaliça, ou combinação destas, que tenha sido fisicamente alterada, mas que permaneça no estado fresco”. (Isto é, são produtos que passam por etapas de transformação física (cortar, ralar, picar, tornear) sem alterar, entretanto, o frescor tornear do produto acabado. A idéia central é assegurar ao consumidor conveniência, praticidade e segurança alimentar sem perda de qualidade nutricional.
Principais matérias-primas utilizadas
Alface, rúcula, agrião, couve, repolho, pepino, pimentão, couve-flor, brócolis, cenoura, beterraba. E as frutas abacaxi; goiaba; mamão; melancia; laranja e limão.
Vantagens de obter o produto Apresenta-se como um nicho de mercado em crescimento e consolidação; Perfil específico de consumidor.
É um produto com maior valor agregado
Compara às frutas e hortaliças compradas in natura.
Vantagens para o consumidor é a conveniência e 100% de aproveitamento do produto adquirido Facilita o