Patrimonio
Patrimônio o que é?
Como a contabilidade é a ciência que estuda, analisa e acompanha o fluxo de capitais de uma empresa, estes capitais são representados contabilmente como patrimônio, sendo assim, o objeto da analise contábil é o patrimônio que é representado por bens direitos e obrigações de uma entidade contábil.
Podemos então afirmar que o patrimônio é divido em basicamente e dividido em bens e direitos que denominamos ativo, e obrigações o qual denominamos passivo.
Bens: Conjunto de elementos de posse que podem ser utilizados e apropriados pela entidade contábil, elementos este, que obrigatoriamente passível de avaliação monetária.
Exe.: terrenos, edifícios, salas, veículos.
Direitos: Conjunto de elementos em posse de terceiros, mais que pertençam a entidade contábil, sendo esta dona de direito sobre estes bens.
Exe.: títulos a receber, empréstimos a receber, despesas pagas.
Antecipadamente.
Obrigações: O conjunto de direitos pertencentes a terceiros que estão de posse da entidade contábil.
Exe.: títulos a pagar, empréstimos a pagar, receitas recebidas.
Antecipadamente.
Aspectos do Patrimônio.
Temos a necessidade de qualificar e quantificar as contas, que é o nome ou titulo dado a atos e fatos contábeis de mesma natureza. Estas contas devem ser distribuídas entre o ativo e o passivo da entidade contábil. Para a correta divisão destas contas devemos inicialmente qualificar as contas, determinando sua origem. Posteriormente devemos quantificar estas contas atribuindo assim valor a estas contas. Então podemos assim determinar os aspectos do patrimônio.
Aspecto Qualitativo: É o aspecto que separa e qualifica as contas da entidade contábil, determinando assim a sua origem e destino.
Aspecto Quantitativo: É o aspecto de determina valor as contas, atribuindo valor monetário a estas.
Ativo: Conjunto de contas referentes a bens e direitos da entidade contábil.
Passivo: Conjunto de contas referentes as obrigações da entidade contábil.