Patrimonio
Como esta o desempenho da organização em um dado período?
Onde estão aplicados os recursos e como eles foram obtidos em uma dada especifica?
A contabilidade responde essas perguntas com três demonstrativos financeiros importantes:
Balanço Patrimonial demonstrativo de resultado e demonstrativo de fluxo de caixa.
Para reparar dados para o demonstrativo, a matéria prima dos contadores são as transações. Uma transação é qualquer evento que afete a posição econômica ou financeira de uma organização e, portanto, requeira registro.
Antes de comprar um material para ser utilizado em sua linha de produção, você precisa adquirir entre adquiri-los com recurso próprio (dinheiro em caixa) ou financiado pelo fornecedor ou pelo banco (via empréstimo ou desconto de duplicatas)
Da mesma maneira, ao vender uma mercadoria ou serviço você negocia com o cliente como será efetuado o pagamento: Se á vista ou à prazo e em quantas parcelas.
Acima mostramos dois exemplos que implicaram diversas transações contábeis para a organização.
Todos os dias ocorrem inúmeros eventos como esses em uma organização, oque geram milhões de transações contábeis. Agora imagine uma organização com varias unidades (fabricas e escritórios) espalhadas pelo país ou pelo mundo. Os princípios e convenções contábeis determinam como esses eventos serão registrados como transações contábeis.
CONTABILIDADE E FINANÇAS / AUTOR: CHING HONG YUH
O Balanço Patrimonial é a peça contábil que retrata a posição das contas de uma entidade após todos os lançamentos das operações de um período terem sido feitos, após todos os provisionamentos (depreciação, devedores etc.) e ajuste, bem como após o encerramento das contas de receita e despesas também terem sido executadas.
HIERARQUIA
Balanço Patrimonial é a mais importante demonstração contábil de “posição” das contas de um