Patrim nio Liquido
No balanço patrimonial, a diferença entre o valor dos ativos e dos passivos e resultado de exercícios futuros representa o Patrimônio Líquido, que é o valor contábil pertencente aos acionistas ou sócios.
De acordo com a Lei n 6.404/76, o Patrimônio Líquido é dividido em:
Capital Social, que representa valores recebidos pela empresa, ou por ela gerados, e que estão formalmente incorporados ao Capital;
Reserva de Capital, que representam valores recebidos que não transitaram por seu Resultado como receitas;
Reserva de Reavaliação, que representam acréscimo derivado da diferença entre o valor contábil e o valor de mercado, com base em laudos técnicos;
Reserva de Lucros, que representam lucros obtidos pela mesma empresa, retidos com finalidade específica;
Lucros ou Prejuízos Acumulados, que são também resultados obtidos, mas retidos sem finalidade específica (quando lucros), ou á espera de absorção futura (quando prejuízos)
Capital Social: Representa os recursos que os sócios colocaram na empresa e pretendem mantê-los. Eles podem ter como origem, dinheiro bens ou redução de dívidas. Ao longo do tempo, esses recursos sofrem alterações, pois o objetivo da empresa é justamente o aumento de suas riquezas. Então, os resultados obtidos pela empresa podem, por decisão dos proprietários, se incorporar ao capital social, representando uma espécie de renúncia a sua distribuição.
Tipos de Capital: capital autorizado: é aquele capital estabelecido pela assembléia geral que se encontra mencionado no estatuto da empresa; capital emitido: é a parcela do capita autorizada que diretoria resolveu emitir, capital subscrito: é a parcela do capital emitido que os acionistas decidiram participar; representa o compromisso dos acionistas a empresa; capital integralizado: é o valor que os acionistas subscritos desembolsaram efetivamente na compra das ações.
Reservas
Podemos definir reservas como a parcela do PL que excede o capital realizado. Toda vez que o PL é