Retorno sobre o Patrim nio Liquido
Fórmula – Retorno sobre o Patrimônio Líquido = (Lucro Líquido / Patrimônio Líquido) x 100
Sendo que o Lucro Líquido corresponde ao resultado da empresa após impostos e despesas financeiras. E o Patrimônio Líquido – é o capital próprio, originário dos acionistas.
Como calcular – Para calcular este índice são necessárias duas demonstrações: o Balanço Patrimonial e a DRE.
Em geral três soluções são possíveis:
a) Usar o patrimônio líquido do final do exercício – esta solução tem a vantagem de não perder informação quando a análise é feita através da série histórica. Talvez seja mais usada em pesquisas acadêmicas, mas carece de sustentação teórica;
b) Usar o patrimônio líquido médio – calcula-se a média do patrimônio líquido para obter o denominador. O lucro seria decorrente do capital dos acionistas médio existente durante o exercício social;
c) Usar o patrimônio líquido inicial – considerando que alocar recursos numa empresa corresponde a um tipo de investimento, quando desejamos saber o retorno de qualquer investimento comparamos o que foi investido no início do período com o retorno. Assim, esta seria a melhor alternativa. Entretanto, em séries históricas isto pode significar perder uma informação.
A figura abaixo mostra a demonstração do resultado em R$ mil da empresa Alpargatas para o quatro trimestre de 2010, de 2011 e anos de 2010 e 2011, nesta ordem. O lucro de 2011 foi de 307 milhões de reais. Este é o valor que iremos usar no índice.
A figura abaixo mostra um extrato do balanço patrimonial da empresa para 31 de dezembro de 2011 e 2010, nesta ordem, em R$mil, com o destaque para o Patrimônio Líquido.
Usando a terceira forma de calculo do RSPL tem-se:
RSPL = 307 420 / 1 348 073 = 0,2280 x 100 =22,80%
Isto significa que os acionistas tiveram um retorno de 22,80% ao investirem na empresa.