introdu o a estrutura
ARQUITETURA E URBANISMO
ARTUR BRUNO DA CRUZ ANDRÉ
201202315011
INTRODUÇÃO A ESTRUTURA
FORTALEZA
2015
SUMARIO
1................DESENVOLVIMENTO E IMAGENS
4.................BIBLIOGRAFIA
DESENVOLVIMENTO
TRAÇÃO
Forças de tração são assim denominadas quando forças são exercidas nos corpos por meio de fios. Geralmente consideram-se as cordas e os fios como ideais. Podemos considerar que a força é aplicada no fio, que por sua vez, aplica uma força no corpo, a qual chamamos Força de Tração.
EXEMPLOS
Ponte com estais, exercendo a tração
COMPRESSÃO
A compressão é uma solicitação mecânica que envolve duas forças aplicadas na mesma direção e de sentidos opostos, no sentido do centro do objeto. A compressão tem como principal característica a aproximação que gera o esmagamento do material que constitui a estrutura.Na compressão pode haver um deslocamento da peça lateralmente, esse fenômeno é chamado de flambagem.
1Arcos exemplo de comressão na estrutura 2Exemplo de flambagem
CISALHAMENTO É um tipo de tensão gerado por forças aplicadas em sentidos iguais ou opostos, em direções semelhantes, mas com intensidades diferentes no material analisado. Um exemplo disso é a aplicação de forças paralelas, mas em sentidos opostos, ou a típica tensão que gera o corte em tesouras
MOMENTO DE FORÇA
É definido a partir da componente perpendicular ao eixo de rotação da força aplicada sobre um objeto que é efetivamente utilizada para fazê-lo girar em torno de um eixo ou ponto central conhecido como ponto pivô ou ponto de rotação. A distância do ponto pivô ao ponto onde atua uma força ‘F’ é chamada braço do momento e é denotada por ‘r’. Note que esta distância ‘r’ é também um vetor.
BIBLIOGRAFIA http://www.alunosonline.com.br/fisica/forcas.html http://www.mundoeducacao.com/