PATOLOGIAS QUE ACOMETEM O PROFISSIONAL DE FISIOTERAPIA
O Fisioterapeuta trata e previne doenças e lesões, empregando técnicas como massagens e ginástica. Este profissional diagnostica e trata problemas causados por má-formação, acidentes ou vícios de postura. As massagens e a ginástica têm a finalidade de restaurar, desenvolver e manter a capacidade física e funcional do paciente. Também faz tratamentos à base de água, calor, frio e aparelhos. Além de ajudar na recuperação de acidentados e portadores de distúrbios neurológicos, cardíacos ou respiratórios, ele trabalha com idosos, gestantes, crianças e pessoas com deficiência física ou mental.
Ou seja, Os fisioterapeutas são responsáveis também pela prevenção de sintomas e progressão de alterações, limitações físicas e disfunções que podem ser o resultado de doenças, lesões e condições variadas. Contraditoriamente, profissionais que são habilitados a tratar pacientes com diferentes tipos de lesões e quadros clínicos, encontram-se também em situação de risco durante o curso de suas vidas profissionais.
A fisioterapia pode ser considerada uma ocupação estressante em se tratando da presença de fatores relacionados à dor lombar, membros inferiores, mãos, punhos e polegar. ******O trabalho do fisioterapeuta demanda esforço físico e envolvem atividades de levantamento, inclinação, flexão e rotação do tronco, manutenção da posição ortostática por tempo prolongado e posturas inadequadas, fatores estes que podem ser responsáveis pela origem de distúrbios musculares relacionados ao trabalho como:
As LER/DORT (Lesões por Esforço Repetitivo e/ou Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho) podem ser definidas como “uma síndrome clínica caracterizada por dor crônica, acompanhada ou não de alterações objetivas, que se manifesta principalmente no pescoço, cintura escapular e/ou membros superiores em decorrência do trabalho, podendo afetar tendões, músculos e nervos periféricos.
A tendinite no ombro é uma