reumatologia
Reumatismo é o nome popular dado ás doenças reumáticas, que são compostas por mais de 100 doenças distintas que acometem o sistema musculoesquelético, ou seja, ossos, articulações (juntas), cartilagens, músculos, fáscias, tendões e ligamentos. Além disso, essas doenças também podem comprometer diversos órgãos do corpo humano, como os rins, o coração, os pulmões e o intestino, assim como a pele.
As doenças reumáticas mais conhecidas são:
Osteoartrose:
Artrite Reumatoide
Osteoporose
Gota
Lúpus
Febre Reumática
Fibromialgia
Tendinite
Bursite
E diversas patologias que acometem a coluna vertebral.
Reumatismo não é uma doença de velho, pois pode ocorrer em qualquer idade, acometendo jovens, crianças e, inclusive recém-nascido.
Segundo estatísticas, 15 milhões de brasileiros apresenta algum tipo de doença reumática, o que pode gerar, além do sofrimento pessoal, reflexos na vida socioeconômico do país, uma vez que estas doenças enquadram-se entre as principais causas de incapacidade física e de afastamento temporário ou definitivo do trabalho.
Quem tem alguma doença reumática pode apresentar dor e calor nas articulações, edema (inchaço), rigidez matinal (dificuldade para movimentar as articulações ao acordar de manhã), fraqueza muscular e, conforme a patologia, lesões de pele, dor de cabeça, queda de cabelo, fadiga, emagrecimento e febre.
As doenças reumáticas não são contagiosas e podem ser causadas ou agravadas por fatores genéticos, traumatismo, trabalho intenso, obesidade, sedentarismo, estresse, ansiedade, depressão e alteração climáticas.
Essas doenças devem ser tratadas para que o paciente possa ter uma melhor qualidade de vida, sem dores, sem o agravamento das lesões e sem maiores disfunções e deformidades articulares, que, por vezes, podem ser definitivas.
O tratamento da doença reumática consiste na administração de drogas analgésica e anti-inflamatória, de injeções locais de corticosteroides (infiltrações), de