Ética
Ambas relacionam-se com o modo como as pessoas agem. A moral refere-se ao modo concreto como que as pessoas agem, afirma de forma explicita e implícita o que pode e não pode ser feito, o que é certo e o que é errado a partir de um ponto de referencia fixo (como religião, convenções familiares, normas sociais). Tem a ver com pratica real, efetiva, concreta das ações de um conjunto de valores e costumes tradicionalmente aceitos. Ética está ligada ao estudo da conduta e das ações humanas em geral, não prescreve proibições, não diz o que é certo e o que é errado apenas mostra o que é necessário para saber quando determinada ação é correta ou não. Busca refletir os valores para emitir juízos ao que é certo e errado, do que é bom ou mal, justo ou injusto, basicamente a ética estuda a moral, o modo de viver do indivíduo, leva a pessoa entender o que é certo e errado, é a pessoa que define como se portar.
2. Diferencie as teorias éticas baseadas no dever, das teorias éticas consequencialistas.
As teorias éticas baseadas no dever põem em destaque o fato de que cada ser humano possui deveres, isto é, ações que devem ser executadas ou não, independentemente de quaisquer circunstâncias. Devemos cumprir nossos deveres, não importando as consequências dessas ações. Algumas ações são absolutamente corretas ou incorretas independentemente dos resultados que possam decorrer delas isso diferencia as teorias éticas baseadas na noção de dever das teorias éticas chamadas consequencialistas. Mentir, não importa sob quais pretextos, seria sempre incorreto e contrário à justiça e ao bem.
As teorias consequencialistas são aquelas que pensam nas consequências das ações para analisá-las e avaliá-las. Para um consequencialista, ao se julgar o certo e o errado, o bom e o mau, o justo e o injusto, é preciso analisar a situação, a consequência que a ação causa para determinar se é errado ou não. No consequencialismo as ações não têm um valor próprio, senão que