relatorio anatomia
O vírus ataca um tipo de glóbulo branco que é uma célula de defesa chamada de CD4. No processo, o HIV aloja seus genes no DNA da célula CD4 atingida e passa a utilizá-la para se multiplicar, e com isso contaminar novas células.
O HIV pertence a um grupo chamado de retrovírus, cujas informações genéticas ficam organizadas no RNA. Para conseguir se reproduzir ele precisa converter o RNA em DNA. Durante o processo é normal que ocorram erros e acaba gerando vírus mutantes, É como se o paciente fosse infectado por diversos tipos de micro-organismo do hospedeiro.
Para circular na corrente sanguínea, o HIV precisa da ajuda dos glóbulos brancos, Sozinho o vírus não sobrevive, os hospedes do HIV são chamados de Linfócitos T.
Na membrana dessas células, existem proteínas receptoras que, em indivíduos não infectados se ligam a moléculas importantes para um bom funcionamento celular. As proteínas chamadas CD4+, acabam servindo de porta de entrada, depois de ultrapassar a barreira da membrana, O HIV apenas usa os linfócitos, reproduzindo-se e, posteriormente matando as células de defesa.
HPV
O papilomavírus humano é um vírus que infecta a pele e mucosas e pode causar câncer do colo de útero e verrugas genitais. O vírus é altamente contagioso, sendo possível se contaminar com uma única exposição e acontece por contato direto com a pele ou mucosa infectada, e o maior risco de transmição é por via sexual. A forma de prevenção mais eficiente da atualidade é a vacina contra o HPV, por isso é importante vacinar adolescentes de 9 a 11 anos de idade, pois estudos mostram que a vacina tem maior eficácia em adolescente, pois ainda não foram expostas ao vírus, e nessa idade há maior produção de anticorpos contra o HPV que já estão inclusos na vacina, e é muito importante seguir fazendo o preventivo na vida adulta.
Sua vacina é quadrivalente, ou seja, protege contra quatro tipos de HIV, que é a 6,11,16 e 18