Relatório de Anatomia
Relatório de Anatomia: Sistema Respiratório
Na aula de anatomia humana do dia 24 de abril, fomos ao laboratório de anatomia no bloco A da UEMG. Durante a aula o professor Sandoval nos mostrou os órgãos do sistema respiratório. Foi usado os órgãos de outro animal, no caso de um porco, que tem órgãos semelhantes aos órgãos do sistema respiratório humano.
O sistema respiratório é a parte do organismo o conjunto de órgãos responsáveis pelas trocas gasosas entre o organismo dos animais e o meio ambiente possibilitando a respiração celular. Durante a aula prática o professor nos mostrou esses órgãos que compõem o sistema respiratório, esses que consistiam em: dois pulmões (direito e esquerdo), faringe, laringe, traquéia, brônquios, bronquíolos, avíolos. As fossas nasais e a boca também fazem parte do sistema respiratório, mas não tivemos contato físico com os mesmos durante a aula. A faringe é um tubo que começa nas coanas e estende-se para baixo no pescoço. Ela se situa logo atrás das cavidades nasais e logo a frente às vértebras cervicais. Sua parede é composta de músculos esqueléticos e revestida de túnica mucosa. A faringe funciona como uma passagem de ar e alimento.
A laringe é um órgão curto que conecta a faringe com a traquéia. Ela se situa na linha mediana do pescoço, diante da quarta, quinta e sexta vértebra cervicais.
A laringe tem três funções: Atua como passagem para o ar durante a respiração; Produz som, ou seja, a voz (por esta razão é chamada de caixa de voz); Impede que o alimento e objetos estranhos entrem nas estruturas respiratórias (como a traquéia).
A traquéia é um tubo de 10 a 12,5cm de comprimento e 2,5cm de diâmetro. Constitui um tubo que faz continuação à laringe, penetra no tórax e termina se bifurcando nos 2 brônquios principais. Ela se situa medianamente e anterior ao esôfago, e apenas na sua terminação, desvia-se ligeiramente para a direita.
Os brônquios principais fazem a ligação da traquéia