Patologias dos membros inferiores
Cisto Ósseo
É uma lesão pseudotumoral, classificada como benigna ativa e caracterizada por uma cavidade repleta de um líquido claro ou sanguinolento, revestida por uma membrana de espessura variável, constituída por tecido conjuntivo vascular frouxo em que se podem observar células gigantes osteoclásticas disseminadas e, às vezes, restos de hemorragias recentes ou antigas ou depósitos de colesterol. No tecido da parede do cisto se observam com freqüência bandas ou massas de material fibrinóide ou de tecido conjuntivo hialino ou calcificado e, ocasionalmente, trabéculas ósseas.
Os cistos ósseos solitários aparecem na infância e adolescência e têm predileção pela metáfise proximal do úmero e do fêmur.
Após a adolescência, o calcâneo e a pelve são as localizações mais freqüentes, além das lesões que acometem os ossos longos . Os cistos que se localizam na proximidade da placa de crescimento são aqueles que continuam em atividade, enquanto que aqueles diafisários ou aqueles que se distanciam da placa de crescimento durante a evolução são considerados latentes. Na radiografia costuma-se encontrar uma lesão osteolítica, com afilamento e abaulamento das corticais, relativamente bem delimitada, podendo apresentar o sinal da espícula ou trabécula caída, que significa um fragmento desprendido da parede e flutuando em meio ao líquido do cisto.
Condromalácia Patelar
Condromalácia Patelar é uma doença degenerativa que acomete a cartilagem da patela ( denominada rótula).
Os principais sintomas da Condromácia Patelar podem ser:
• DOR na região anterior do joelho(atrás da patela) ao subir e descer escadas ou mesmo ladeiras, aos exercícios físicos, ao levantar de uma cadeira, ao agachar-se e até mesmo ao manter o joelho flexionado por períodos prolongados;
• CREPITAÇÃO E ESTALIDOS atrás da patela ao flexionar e extender o joelho, por vezes audíveis;
• DEMA E DERRAME ARTICULAR que são ocasionados pelo